Qual o segredo de um bom vendedor?

05/05/2015 Jose Almeida

Tempo estimado de leitura: 2 minuto(s) e 31 segundo(s)


›› ! Todos os Recursos | Liderança Intrapessoal | Vendas e Negociação

bom vendedorAcho que esta é a pergunta de um milhão de dólares, como dizem os americanos.

Seja para quem está em vendas, seja para quem tem uma empresa, precisa de vender e consequentemente recrutar vendedores, seja para quem é curioso nesta área, qualquer um de nós pensou muitas vezes nisto.

Na Ideias e Desafios, desde 2003 já formámos mais de 5000 pessoas, seja em workshops abertos ao público que realizamos quase todos os meses em Lisboa e Porto, seja em programas à medida directamente nas empresas ou então nos congressos que realizamos todos os anos em Lisboa e Porto e em que juntamos mais de 400 pessoas em cada um.

Mas porque é que eu estou a referir todos estes números?

Não é para nos gabarmos, quem nos contrata sabe que o nosso trabalho na área de formação, ao ser especializado nas vertentes de vendas e liderança, implica que ao só fazermos isto a nossa responsabilidade é ainda maior.

E para cumprir com as expectativas dos nossos clientes temos realizado diversas investigações em conjunto com os vendedores dos nossos clientes e alguns parceiros noutras áreas.

Poderemos dizer que os segredos podem ser divididos em duas categorias.

A primeira é uma categoria comum a todos os tipos de venda. Ou seja, não muda de tipo de negócio para tipo de negócio.

A segunda é mais específica e depende do tipo de negócio e da forma como o ciclo comercial se processa.
Iremos falar somente da primeira categoria dada a abrangência de pessoas e tipos de empresas que nos seguem a nível nacional e internacional e que perfazem mais de 90.000.

Cada semana nos próximos tempos irei abordar nesta coluna um dos segredos que notamos no terreno nos projectos que fazemos com os nossos clientes e que evidenciam um comercial de sucesso.

Hoje iremos falar do primeiro.

No domínio dos segredos dos bons vendedores poderíamos colocar à cabeça um que é normalmente esquecido pela maioria dos vendedores.

Trata-se de “Ouvir com ouvidos de Ouvir”.

Por ouvir entenda-se resistir à tentação de falar em primeiro lugar.

Resistir também à tentação de apresentar a sua empresa em primeiro lugar, sem saber o mínimo de informação necessária para enquadrar a sua oferta de produtos ou serviços.

Resistir a ignorar por completo diversas vertentes do acto de ouvir a que habitualmente não damos importância ou, pior do que isso, não estamos minimamente cientes de que existem.

Uma das coisas de que ainda ontem falava, numa das formações que costumo dar, prendia-se com o factor “empatia”.

A maioria das pessoas não entende que o ouvir é um dos actos que maior empatia cria no seio da humanidade.

Ao ouvir com ouvidos de ouvir estamos a realizar uma massagem ao ego da outra pessoa, dando-lhe foco, atenção e importância e isso, quer se queira quer não, cria um canal empático muito forte.

Agora, o simples acto de ouvir tem muito que se lhe diga.

Vamos então tentar perceber o que é “ouvir com ouvidos de ouvir”.

Para o fazer vou pela negativa e falar-vos do que é não é ouvir.

Não é ouvir o estar mentalmente a criticar a pessoa e a desenhar argumentos para lhe dar uma resposta a seguir.

Não é ouvir o estar a pensar no que iremos jantar hoje.

Não é ouvir o já estar a criar toda a argumentação que eu acho que ele deve ouvir e que muitas vezes é uma
cassete que já trago preparada.

Ouvir é focar-se incondicionalmente na pessoa que temos à frente, como se não existisse mais ninguém no mundo à nossa volta.

Este tipo de foco permite, de facto, como referi antes, realizar uma verdadeira massagem ao ego da outra pessoa e acima de tudo criar uma relação empática muito forte.

Se pensar no deficit de audição que a maioria das pessoas apresenta hoje em dia, depressa compreende que quando aparece uma pessoa que de facto sabe ouvir, ela destaca-se na nossa mente e ganha pontos.

Para ouvir existem duas técnicas, uma que dói e outra que não. Qual é que prefere que lhe diga em primeiro lugar?

Ok.

Vamos então à que dói!

A que dói é simples.

É morder a língua!

Quando começar a dispersar ou for falar quase que por cima do que o cliente está a dizer, muitas das vezes interrompendo-o rudemente, morda a língua e oiça.

A outra que não dói é repetir mentalmente o que a outra pessoa lhe está a dizer para se conseguir focar nela com toda a atenção e não se dispersar.

Na audição devemos também respeitar os ritmos da outra pessoa, já falámos várias vezes que as pessoas têm diferentes ritmos consoante os seus padrões comportamentais.

Vamos imaginar um vendedor totalmente acelerado a vender a um cliente muito calmo, daqueles que até pausas exageradas têm, num discurso tipo o Paulo Bento que costumava treinar o Sporting.

Para uma pessoa acelerada, o que é que representa uma pausa?

Claro!

É uma oportunidade para falar.

E como é óbvio vai saltar no discurso da outra pessoa pensando que é a sua hipótese de entrar no discurso.

Para a pessoa mais calma, o que é que representa esta situação?

Como deve estar a imaginar, representa má edução.

Porque a pausa para ele era apenas um momento em que ia abaixo para parar um pouco e para sentir o que é que estava a comunicar e a ouvir.

Ao ser interrompido pela outra pessoa, apenas porque demorou mais de um segundo a falar, vai ficar no mínimo irritado, dado que lhe interromperam o discurso e o seu processo de pensamento.

Outra coisa em relação ao ouvir que um bom vendedor sabe e utiliza, é que o ouvir não se processa somente com as orelhas.

Nas nossas formações costumamos brincar com três frases:

“Ouvir com olhos de ver.”
“Ouvir com barriga de sentir.”
“Ouvir com ouvidos de ouvir.”

Quando as pessoas ouvem estas frases estranham, mas depois de as fazermos passar por diversos exercícios comportamentais do domínio da PNL e nalguns casos de hipnose, começam a perceber que normalmente só recolhem apenas 33% da informação disponível numa reunião ou venda.

Por exemplo, no domínio visual poderemos dar importância a toda a componente da linguagem corporal.

Um vendedor que seja treinado para visualmente detectar os sinais de compra ou as emoções que estão a acontecer num cliente tem muito mais informação ao dispor para concluir um negócio com sucesso.

Da mesma forma, um vendedor que aprende a dar “ouvidos” à sua intuição, percebendo como é que o pode fazer e que muitas das vezes o cérebro tem muito mais informação acumulada de uma interacção com o cliente do que ele acha que tem, apresenta uma clara vantagem na venda.

Por último, até no domínio do ouvir é possível expandir ainda mais a quantidade de informação recolhida, por exemplo aprendendo a calibrar os padrões vocais do nosso cliente de forma a detectarmos o que está a acontecer em determinada situação, mesmo que o que ele nos esteja a contar seja algo normal.

Portanto está a ver que um bom vendedor tem de dominar a “arte do ouvir”.

Em média dos comportamentos de venda que acompanhamos no terreno posso dizer-vos que na maioria dos casos os vendedores nem sequer 33% da informação recolhe na venda.

Quer um exemplo?

A famosa frase:

“Depois falamos.”

Pode indicar que a venda vai avante ou pode indicar vai-te lá embora que já não te quero ouvir.

Como é que o vendedor pode fazer a distinção?

Claro, como já adivinhou, através do ouvir com todos os sentidos.

Este é apenas o primeiro dos segredos que tenho para lhe contar, imagine o que ainda aí vem de interessante.

Esta semana pare um pouco para pensar:

“Será que os meus vendedores estão de facto a ouvir tudo o que deveriam numa venda?”


Tags: , , , , ,

Palestras ao Vivo

Mais Palestras

Calendário

Mais Eventos

Siga-nos

Linkedin Facebook Twitter Google+ Pintrest Youtube Subscrever por rss Entrar em contacto por email
CONTACT US
221, Mount Olimpus, Rheasilvia, Mars,
Solar System, Milky Way Galaxy
+1 (999) 999-99-99
PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3Lmdvb2dsZS5jb20vbWFwcy9lbWJlZD9wYj0hMW0xOCExbTEyITFtMyExZDYwNDQuMjc1NjM3NDU2ODA1ITJkLTczLjk4MzQ2MzY4MzI1MjA0ITNkNDAuNzU4OTkzNDExNDc4NTMhMm0zITFmMCEyZjAhM2YwITNtMiExaTEwMjQhMmk3NjghNGYxMy4xITNtMyExbTIhMXMweDAlM0EweDU1MTk0ZWM1YTFhZTA3MmUhMnNUaW1lcytTcXVhcmUhNWUwITNtMiExc2VuITJzITR2MTM5MjkwMTMxODQ2MSIgd2lkdGg9IjEwMCUiIGhlaWdodD0iMTAwJSIgZnJhbWVib3JkZXI9IjAiIHN0eWxlPSJib3JkZXI6MCI+PC9pZnJhbWU+
Thank You. We will contact you as soon as possible.
COMPANY NAME
Dolor aliquet augue augue sit magnis, magna aenean aenean et! Et tempor, facilisis cursus turpis tempor odio. Diam lorem auctor sit, a a? Lundium placerat mus massa nunc habitasse.
  • Goblinus globalus fantumo tubus dia montes
  • Scelerisque cursus dignissim lopatico vutario
  • Montes vutario lacus quis preambul denlac
  • Leftomato denitro oculus softam lorum quis
  • Spiratio dodenus christmas gulleria tix digit
  • Dualo fitemus lacus quis preambul patturtul
CONTACT US
Thank You. We will contact you as soon as possible.
PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3Lmdvb2dsZS5jb20vbWFwcy9lbWJlZD9wYj0hMW0xOCExbTEyITFtMyExZDYwNDQuMjc1NjM3NDU2ODA1ITJkLTczLjk4MzQ2MzY4MzI1MjA0ITNkNDAuNzU4OTkzNDExNDc4NTMhMm0zITFmMCEyZjAhM2YwITNtMiExaTEwMjQhMmk3NjghNGYxMy4xITNtMyExbTIhMXMweDAlM0EweDU1MTk0ZWM1YTFhZTA3MmUhMnNUaW1lcytTcXVhcmUhNWUwITNtMiExc2VuITJzITR2MTM5MjkwMTMxODQ2MSIgd2lkdGg9IjEwMCUiIGhlaWdodD0iMTAwJSIgZnJhbWVib3JkZXI9IjAiIHN0eWxlPSJib3JkZXI6MCI+PC9pZnJhbWU+
Thank You. We will contact you as soon as possible.
COMPANY NAME
CONTACT US
Dolor aliquet augue augue sit magnis, magna aenean aenean et! Et tempor, facilisis cursus turpis tempor odio putonius mudako empero brutto populius giten facilisis cursus turpis balocus tredium todo.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3Lmdvb2dsZS5jb20vbWFwcy9lbWJlZD9wYj0hMW0xOCExbTEyITFtMyExZDYwNDQuMjc1NjM3NDU2ODA1ITJkLTczLjk4MzQ2MzY4MzI1MjA0ITNkNDAuNzU4OTkzNDExNDc4NTMhMm0zITFmMCEyZjAhM2YwITNtMiExaTEwMjQhMmk3NjghNGYxMy4xITNtMyExbTIhMXMweDAlM0EweDU1MTk0ZWM1YTFhZTA3MmUhMnNUaW1lcytTcXVhcmUhNWUwITNtMiExc2VuITJzITR2MTM5MjkwMTMxODQ2MSIgd2lkdGg9IjEwMCUiIGhlaWdodD0iMTAwJSIgZnJhbWVib3JkZXI9IjAiIHN0eWxlPSJib3JkZXI6MCI+PC9pZnJhbWU+
CONTACT US
COMPANY NAME
221, Mount Olimpus, Rheasilvia, Mars
Solar System, Milky Way Galaxy
+1 (999) 999-99-99
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Macbook Pro
* Intel Core i7 (3.8GHz, 6MB cache)
* Retina Display (2880 x 1880 px)
* NVIDIA GeForce GT 750M (Iris)
* 802.11ac Wi-Fi and Bluetooth 4.0
* Thunderbolt 2 (up to 20Gb/s)
* Faster All-Flash Storage (X1)
* Long Lasting Battery (9 hours)
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzcmM9Ii8vd3d3LnlvdXR1YmUuY29tL2VtYmVkL3NCV1BDdmR2OEJrP2F1dG9wbGF5PTEiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+
ENJOY AURORA BOREALIS
SHARE
{social-facebook-like}
{social-google-plusone}
{social-twitter-tweet}
OR
SUBSCRIBE
Vel eros amet amet mauris a habitasse scel erisque? Vel urna dis et, placerat phasellus, diam in! Placerat nec facilisis, tortor tristique. Arcu placerat sagittis, velit lorem scelerisque egestas placerat phasellus.
PLEASE SHARE US!
Vel eros amet amet mauris a habitasse scelerisque? Vel urna dis et, placerat phasellus, diam in! Placerat nec facilisis, tortor tristique. Arcu placerat sagittis, velit lorem scelerisque egestas. Lundium et, ultrices, et tempor vel proin est! Lundium sociis ac, ut ultricies ridiculus ultricies pulvinar scelerisque et adipiscing auctor, urna platea non rhoncus magna egestas montes platea sed porta nisi porta, mus integer porta elit.
{social-panel}
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzcmM9Imh0dHA6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvajhsU2NITzJtTTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+
{social-panel}
Increase more than 700% of Email Subscribers!
Dolor aliquet augue augue sit magnis, magna aenean aenean et! Et tempor, facilisis cursus turpis tempor odio. Diam lorem auctor sit, a a? Lundium placerat mus massa nunc habitasse, arcu, etiam pulvinar.
  • Goblinus globalus fantumo tubus dia
  • Scelerisque cursus dignissim lopatico
  • Montes vutario lacus quis preambul den
  • Leftomato denitro oculus softam lorum
  • Spiratio dodenus christmas gulleria tix
  • Dualo fitemus lacus quis preambul pat
  • Montes vutario lacus quis digit turtulis
  We hate spam and never share your details.
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
SUBSCRIBE TO NEWSLETTER
Turpis dis amet adipiscing hac montes odio ac velit? Porta, non rhoncus vut, vel, et adipiscing magna pulvinar adipiscing est adipiscing urna. Dignissim rhoncus scelerisque pulvinar?
GET IT NOW
500% MORE SUBSCRIBERS
EFFICIENCY
BOOST YOUR SALES
CREATIVITY
INSPIRE YOUR VISITORS
BE UNIQUE
CREATE UNIQUE POPUPS
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Duis viverra, urna vitae vehicula congue, purus nibh vestibulum lacus, sit amet tristique ante odio.
ENTER YOUR NAME
ENTER YOUR E-MAIL
ENTER YOUR PHONE NUMBER
Your Information will never be shared with any third party.
SUBSCRIBE TO NEWSLETTER
All rights reserved © Company Name, 2014
Dolor aliquet augue augue sit magnis, magna aenean aenean et! Et tempor, facilisis cursus turpis tempor odio, cursus montes ac turpis. Ultrices! Massa integer augue ridiculus adipiscing, massa cras pid. Turpis placerat scelerisque, vut odio mus non, mattis porttitor, nunc odio, turpis tortor sit? Pid amet, sed facilisis.
  • Goblinus globalus fantumo tandempo
  • Scelerisque cursus dignissim donus
  • Montes vutario lacus quis arcupolisio
  • Leftomato denitro oculus tepircos den
  • Spiratio dodenus christmas popupius
  • Afrenius globalus spiritum tandempo
  • Fitatos vutario lacus quis arcup delis
Do you want massive traffic?
Dignissim enim porta aliquam nisi pellentesque. Pulvinar rhoncus magnis turpis sit odio pid pulvinar mattis integer aliquam!
  • Goblinus globalus fantumo tubus dia montes
  • Scelerisque cursus dignissim lopatico vutario
  • Montes vutario lacus quis preambul den lacus
  • Leftomato denitro oculus softam lorum quis
  • Spiratio dodenus christmas gulleria tix digit
  • Dualo fitemus lacus quis preambul pat turtulis
* we never share your e-mail with third parties.
Do you want more traffic?
Dignissim enim porta aliquam nisi pellentesque. Pulvinar rhoncus magnis turpis sit odio pid pulvinar mattis integer aliquam!
  • Goblinus globalus fantumo tubus dia montes
  • Scelerisque cursus dignissim lopatico vutario
  • Montes vutario lacus quis preambul den lacus
  • Leftomato denitro oculus softam lorum quis
  • Spiratio dodenus christmas gulleria tix digit
  • Dualo fitemus lacus quis preambul pat turtulis
  • Scelerisque cursus dignissim lopatico vutario
  • Montes vutario lacus quis preambul den lacus
SUBSCRIBE TO OUR NEWSLETTER AND START INCREASING YOUR PROFITS NOW!
* we never share your e-mail with third parties.
Do you want massive traffic?
Scelerisque augue ac hac, aliquet, nascetur turpis. Augue diam phasellus odio lorem integer, aliquam aliquam sociis nisi adipiscing hacac.
  • Goblinus globalus fantumo tubus dia
  • Scelerisque cursus dignissim lopatico
  • Montes vutario lacus quis preambul
  • Leftomato denitro oculus softam lorum
  • Spiratio dodenus christmas gulleria tix
  • Dualo fitemus lacus quis preambul bela
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzcmM9Imh0dHA6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvajhsU2NITzJtTTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+
* we never share your details with third parties.
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
SUBSCRIBE NOW!
Receive weekly recommendations right in your inbox.
Accesso Imediato
A palestra ficará disponível após o preenchimento dos seus dados
CONTACT US
+1 (800) 234-567X
email@domain.tld
www.domain.tld
CONTACT US
+1 (800) 234-567X
email@domain.tld
www.domain.tld
Accesso Imediato
Ao submeter os seus dados, está a concordar em a revista semanal gratuita com informação sobre novos conteúdos gratuitos por email. Caso não concorde, basta abandonar esta página.
Dou o meu consentimento: