Tempos diferentes exigem abordagens distintas, pedem transformação e renovação. E na vida das Empresas isso só acontece se a Liderança for disruptiva e inovadora. Por isso, importa transformar a Liderança de A a Z.
Quando interrogamos as Equipas sobre as qualidades que o Líder deve ter, a maioria dos colaboradores refere que o Líder deve possuir um conjunto de valores éticos e morais, ter uma visão de futuro, contagiar na direcção do que pretende fazer e ser competente.
Mas será que estas qualidades nos distinguem dos demais e serão garante do sucesso e do caminho que temos a percorrer? Ou precisaremos hoje de juntar mais alguns ingredientes secretos para melhorar os resultados?!
Aqui ficam sete aspectos chave que lhe permitirão, seguramente, reflectir sobre a sua Liderança e gerar o apetite para procurar levá-la a outro patamar:
Carisma
O líder deve ter uma visão de longo prazo, desenhar uma estratégia e motivar as equipas para a fazer acontecer.
É importante que siga a sua intuição e que veja o que ninguém vê, que seja autêntico e genuíno para que as pessoas saibam com o que contar. Só a partir daqui é possível gerar os níveis de confiança necessários ao crescimento de qualquer Equipa.
Humildade
Muitos dos grandes líderes exercem a sua liderança nos bastidores pelo exemplo, pela congruência das suas acções.
Na Liderança a humildade anda de mãos dadas com o sentido de missão e o estar ao serviço da Equipa. E para isso é preciso reconhecer eventuais erros, deixar que os outros colham os louros e não invejar o sucesso alheio.
Impacto
Sempre que o líder melhora, a Equipa vai atrás!
O que significa que, mais do que a posição hierárquica ou a responsabilidade do cargo ocupado, importa a marca e o impacto que se deixa nos outros.
Inspirar e influenciar os colaboradores na operacionalização do plano de acção é, mais do que uma vocação, uma arte. Exige muito investimento em tempo e em comunicação eficaz…
Paixão
Ter paixão pelas pessoas e pelos projectos em que nos lançamos é fundamental, só isso permite um envolvimento de corpo e alma e uma realização profissional plena!
E isso faz toda a diferença entre gerir uma Equipa em que, por mais que se olhe, não vislumbramos senão defeitos e ineficiências, ou ter a capacidade de reconhecer em cada colaborador o que este tem de bom e o respectivo potencial de desenvolvimento.
Nesta vertente, torna-se fundamental aprender a conciliar razão e emoção, sobretudo quando chega a altura de tomar decisões…
Resiliência
Ser resiliente é ser positivo, persistente e disciplinado. É ter a noção que não vai ser nada fácil, mas ainda assim acreditar na Equipa. É libertar-se dos hábitos que não trazem resultados e adoptar outros, mesmo sabendo que nem sempre tudo vai correr bem. E é não prescindir da mudança, apesar de ter que se correr riscos calculados.
E é isso que se espera do líder, que seja pragmático e não se dê ao luxo de baixar os braços, em prol da equipa.
Sabedoria
Não se nasce líder, nem sequer há garantias de que as melhores práticas de Liderança resultem igualmente em quaisquer duas equipas distintas.
Liderar eficazmente hoje implica apostar no desenvolvimento da Inteligência Emocional, aprender a controlar as nossas emoções e fazer a leitura correcta das emoções das outras pessoas. E para isso é preciso maturidade profissional, discernimento e diplomacia.
E para acrescentar valor o líder tem que avaliar, para poder ajudar a desviar dos comportamentos negativos e guiar o crescimento na direcção do percurso de carreira traçado para cada um.
Visão
E quando se trata de fazer crescer a Equipa e através dela chegar consistentemente a resultados, é preciso refrescar periodicamente a visão, para que se mantenha inspiradora.
Mas importa também dotar a equipa das competências certas, formar novos líderes e capacitar os recursos chave através de ferramentas de coaching, para garantir o desenvolvimento e a aprendizagem contínua.
A juntar a estas dicas de Liderança de A a Z, experimente perguntar à sua Equipa o que espera de si. Deixe-se surpreender com as respostas e agarre o desafio de tornar-se o líder que a sua Equipa precisa!
Liderou ao longo dos anos diversos projectos de sucesso em Portugal em diferentes áreas de actividade. A sua experiência profissional começou como Vendedor, tendo mais tarde feito carreira como Dir. Comercial e Dir. Geral de diversas empresas nacionais e internacionais. É também autor de diversas publicações no âmbito comercial e de liderança comercial, incluindo os livros“Compre Já”, “A Arte de Vender” e “Arte da Guerra no Coaching”.
Actualmente é o Partner responsável pela Ideias & Desafios, uma empresa dedicada à Formação e à realização de processos de Business & Executive Coaching. Ao longo da sua vida dedicou uma grande parte do seu tempo ao estudo de áreas tão distintas como vendas, performance pessoal, liderança, persuasão e influência, hipnose, psicologia, programação neuro-linguística, entre outras. Sendo um apaixonado do conhecimento, estudou com algumas das maiores figuras mundiais das áreas acima apresentadas. De entre elas podemos destacar Richard Bandler, Anthony Robbins, Brian Tracy, Tony Jeary, Tony Alexandra, entre outras.
Os seus programas de formação comercial assentam não só no conhecimento teórico que foi adquirindo ao longo dos anos, mas também em toda a sua experiência prática como vendedor, director comercial e director geral das várias empresas por onde passou.
Um dos seus factores de sucesso é a capacidade de pegar em matérias e temas bastantes complexos e transformá-los em ferramentas simples que qualquer pessoa pode utilizar para o seu próprio sucesso. Acima de tudo, acredita que todos temos uma capacidade fantástica para atingir o sucesso. Apenas necessitamos que nos mostrem o “caminho das pedras”.
É especialista em: Formação de Vendas, Formação de Negociação, Formação de Liderança, Coaching Executivo e Comercial.