A motivação é igual para todos?

06/11/2017 Maria Vieira

Tempo estimado de leitura: 1 minuto(s) e 25 segundo(s)


›› ! Todos os Recursos | Liderança e Coaching

MotivaçãoSe fosse seria mais fácil, mas decerto não tão desafiante!

Está descrita na bibliografia e em muitos documentos a existência de determinadas personalidades geracionais. No fundo, os acontecimentos que cada geração atravessa ao longo do seu crescimento podem condicionar a sua forma de actuar, de trabalhar, de se motivar ou motivar outros, a importância que dá ao coaching e à formação.

Neste momento, temos muitas vezes 3 gerações a trabalhar em simultâneo e, em alguns casos, 4 gerações. Conhecê-las um pouco melhor pode ajudar a potenciar o que de melhor tem cada uma delas.
Temos a Geração dos Baby Boomers, da pós-guerra, nascidos entre 1945 e 1964, que são conhecidos pelo seu empenho a 150%. Aficionados no trabalho não entendem por que os outros não o são. Procuram o sucesso e gostam de trabalhar em equipa, de preferência face to face em vez de telefones ou e-mails.

De seguida temos a Geração X, nascida entre 1965 e 1980, mais irreverente, com mais vontade de manter uma vida saudável, enquanto batalha por uma carreira. São por norma muito empreendedores e requerem pouca supervisão para trabalhar. A tecnologia é um aliado.

E, por fim, os fabulosos Mileniais ou Geração Y, nascidos entre 1981 e 2000, os mais “recentes” e que estão constantemente online. Confiantes e sociáveis, respeitam os pares, mas sentem-se cépticos face à autoridade; são multitask, à semelhança da Geração X, e precisam de flexibilidade.

Sem entrar muito em detalhes, vemos logo aqui algumas diferenças importantes e que poderão estar na origem de alguns desentendimentos que ocorrem no contexto equipa.

Por isso, se tem na sua equipa elementos destas gerações, prepare-se para uma viagem alucinante! Aqui seguem algumas dicas que poderão ajudar no dia-a-dia.

Na formação

Todas as gerações apreciam formação, mas não da mesma forma. Para os Baby Boomers é importante investir em coaching para poderem ajudar os da geração Y e normalmente apreciam a que é feita em formato sala. Para os da Geração X, se esta for de curta duração é melhor, pode envolver e-learning, mas se existirem trabalhos de grupo é mais apelativa. Se a formação for em áreas diferentes das que o colaborador já domina, ainda é mais interessante. Os Mileniais valorizam e gostam da formação, mas curta e aproveitando as novas tecnologias.

No mentoring

Se pensarmos em coaching, é curioso que qualquer geração o considera importante. É transversal a sua importância, a sua necessidade e a forma de libertar o seu verdadeiro potencial em qualquer contexto e em qualquer idade.

Quanto ao mentoring, os Baby Boomers vêem-no como forma de exposição e gostam de ser mentores de outros, ainda que alguns necessitem de formação para o fazer. Para a geração X, é uma forma de progressão e reconhecem a importância de feedback positivo. Para os Mileniais é uma forma de exposição e sentem-se reconhecidos.

No ambiente da empresa

Para os Baby Boomers o ambiente preferido é mais formal, horário intenso e uma carreira só se faz com sacrifício. Para eles reunir com a equipa é importante e procuram sempre exceder-se. Para os da geração X, flexibilidade é importante e equilíbrio também. São mais informais e prezam ter tempo de qualidade e equilíbrio na vida pessoal e profissional. Os Mileniais são os mais descontraídos e para eles tudo é a aldeia global. Sempre online e sem “stresses”, gostam de ter tempo para projectos de responsabilidade social.

Na motivação

Para motivar os Baby Boomers tem de os manter activos, interessados e fazer com que as carreiras sejam reconhecidas e validadas.

Se quer motivar um “X” dê-lhe liberdade para criar, faça-o marcar metas e objectivos audazes e dê-lhe autonomia para o fazer. A liberdade e equilíbrio são importantes, assim como os skills em áreas diferentes. Promova formações noutras áreas como forma de incentivo.

Para os Mileniais, um dia fora do trabalho é uma recompensa que apreciam. Claro que prémios também são importantes, mas o trabalhar a partir de casa e o estar num local confortável para se trabalhar são uma enorme fonte de motivação.
Por serem todos diferentes teremos de puxar por cada um da maneira que apreciam mais e, com isso, tornar as empresas ambientes mais simpáticos e interessantes para todos os colaboradores.

Conteúdos que podem ser do seu interesse...



Tags: , ,

Calendário

Mais Eventos

Siga-nos

Linkedin Facebook Twitter Google+ Pintrest Youtube Subscrever por rss Entrar em contacto por email