Na Liderança já ouviu falar da rádio alcatifa?

22/02/2017 Jose Almeida

Tempo estimado de leitura: 0 minuto(s) e 51 segundo(s)


›› ! Todos os Recursos | Liderança e Coaching | Liderança Intrapessoal

LiderançaNa Liderança, uma das coisas que sempre me interessou foi um fenómeno que existe nas empresas chamado de rádio alcatifa.

Porquê?

Porque pode ser um dos fenómenos mais destrutivos a que teremos o desprazer de assistir em época de instabilidade nas nossas empresas.

Quando se tem de implementar medidas duras como as que nos dias que correm estão em cima das mesas da maioria das empresas, é inevitável que se faça a apresentação das mesmas e a seguir se dê a rádio alcatifa pelos corredores.

Então o que podemos fazer para contrariar este fenómeno?

1. Liderança pelo exemplo

Eu sei que dói, mas não podemos estar a pedir sacrifícios às pessoas que lideramos quando nós próprios não estamos preparados para o fazer.

Por mais que me envolva com o tema da liderança, estude, ensine e implemente políticas de liderança nas empresas a nível nacional, chego sempre à conclusão de que a forma de liderar mais eficaz nos tempos que atravessamos é precisamente liderar pelo exemplo.

2. Não protelar a comunicação ou esconder os reais problemas debaixo do tapete

Muitas empresas e líderes abstraem-se de comunicar a verdadeira situação da empresa às pessoas que lideram.

O resultado disto é normalmente um aumento significativo da rádio alcatifa.

As pessoas não são parvas e os rumores correm e espalham-se mais rápido do que o fogo em palha seca.

Uma das formas de contrariar isto em época de crise é precisamente reforçar a comunicação com as pessoas e não deixar que os rumores se iniciem ou, pelo menos, fazer com que sejam logo trabalhados e contrariados.

3. Envolva todos, mas mesmo todos, na solução

Quando a comunicação é bem feita e as pessoas são envolvidas como “pessoas” e não números, geram-se habitualmente dois fenómenos.

A debandada ou a união.

Aquele que vai acontecer na sua empresa depende um pouco da forma como as pessoas são envolvidas ou não na procura de soluções.

Casos de estudo em termos de liderança existem imensos. Principalmente histórias de empresas que se uniram e procuram como uma só enfrentar os tempos que correm, cortando gorduras, optimizando processos, etc.

O que temos visto na maioria das empresas que temos ajudado nos últimos tempos nesta área é que as pessoas se unem e mesmo que as soluções não sejam as melhores, pelo espírito de grupo e união que se gera, esta prática já é vantajosa.

O nosso objectivo aqui hoje foi deixá-lo com 3 ideias simples que pode implementar já hoje.

Esta semana pare um pouco para pensar:

“Será que a minha empresa a Liderança sofre de rádio alcatifa?”

Conteúdos que podem ser do seu interesse...



Tags: , , , , ,

Calendário

Mais Eventos

Siga-nos

Linkedin Facebook Twitter Google+ Pintrest Youtube Subscrever por rss Entrar em contacto por email