Síndroma da Sandwich: Sente-se entalado na sua empresa?

15/05/2017 Maria Vieira

Tempo estimado de leitura: 0 minuto(s) e 56 segundo(s)


›› ! Todos os Recursos | Estratégia e Gestão

Síndroma da SandwicheSíndroma da Sandwich?

Desta vez iremos dedicar este espaço a umas pessoas especiais: as chefias intermédias.

Muito se tem falado em liderança em termos de gestão de topo e, obviamente, dedicamos muitos dos conteúdos a apoiar quem está “no terreno”, de algum modo mais ou menos activo.

Em Portugal, a estrutura das empresas é tipicamente vertical, existindo muitas vezes mais de dois níveis de hierarquia a separar a equipa de vendas, por exemplo, do Director Geral. São estruturas com vários níveis de decisão, umas com maior agilidade e outras mais complicadas em termos de capacidade de acção rápida.

Deste modo, as nossas empresas perdem um pouco a flexibilidade que seria expectável e reagem mais lentamente a alterações de mercado, clientes, à necessidade de refazer estratégias, entre outras acções.

Em termos de liderança, as chefias intermédias sofrem da chamada Síndrome da Sanduíche. Quando trabalhamos com líderes de equipa, o grande problema que se põe é a escolha entre o E e o OU.

Estes colaboradores sentem-se completamente ensanduichados entre a sua chefia, a quem têm de reportar, e os colaboradores que reportam a si. E o que têm de entender é que não precisam de escolher entre E ou OU, mas sim fazer as duas coisas.

Quando trabalhamos com as chefias intermédias, uma das abordagens que temos em termos de liderança tem a ver com as equipas onde “jogam” diariamente. Daí que estejamos a falar em juntar o E e o OU.

1. Têm de trabalhar bem com a equipa que têm

Os líderes têm de saber lidar com as suas equipas, sejam estas comerciais, produção, logística, finanças ou marketing, em termos de motivação, direcção e coaching. É importante que esta equipa entenda as directrizes da direcção geral de modo claro e a forma como estas deverão ser postas em prática. O Responsável da equipa tem de saber ventilar essas guidelines sem colocar em causa a chefia da empresa, de modo isento e profissional, e explicando de modo simples e directo a toda a equipa como tal vai ser feito.

2. Têm de trabalhar com os seus pares

Os responsáveis das equipas conseguem potenciar os seus resultados através da interacção com outros colegas dos variados departamentos. Notamos um nível elevado de performance sempre que a comunicação entre as direcções de várias equipas é positiva e orientada para resultados. Experimentar pôr a equipa comercial a trabalhar em conjunto com a equipa da assistência técnica é algo que poderá ser muito produtivo.

3. Têm de trabalhar com a chefia

Os responsáveis de equipas têm forçosamente de trabalhar em equipa, seja com a Direcção Geral, seja com outro departamento ainda intermédio. É fundamental que exista comunicação entre eles, pois de outro modo será muito difícil conseguir trabalhar produtivamente e implementar as estratégias desenvolvidas.

Conteúdos que podem ser do seu interesse...



Tags: , ,

Palestra Online

Excelências nas Vendas em 2016 - Gravação já disponível
Palestra Online Gratuita

Calendário

Mais Eventos

Siga-nos

Linkedin Facebook Twitter Google+ Pintrest Youtube Subscrever por rss Entrar em contacto por email