A sua empresa tem um conjunto de valores sólido. E você, tem?
Se sim, então a sua vida tem uma outra dimensão. Se não, acredite que sem um conjunto forte de valores as pessoas e as empresas dificilmente atingem metas grandiosas.
Basicamente, “Valores” são as qualidades do comportamento, pensamento e carácter que a sociedade observa como sendo intrinsecamente boas e que devem ser imitadas por todos.
Se nós imaginarmos a pessoa como um iceberg, o que está debaixo da linha de água, os aspectos mais profundos do nosso ser e também os mais fortes, são a nossa identidade, competências e conjunto de valores.
Mas já reparou que quanto mais forte é o conjunto de valores de alguém, mais valiosa essa pessoa se torna aos olhos dos que a rodeiam? Pense nos valores como as forças invisíveis que nos ajudam a transmitir de modo eficaz o que somos a quem nos rodeia. Orientar a nossa vida, pessoal e profissional, em redor de valores sólidos, oferece um caminho para a abundância de vida, para o ser completo e único ao mesmo tempo.
Eis 8 maneiras de se orientar em redor dos seus valores:
1. Os valores são os interesses ou qualidades que o atraem
Um valor é algo que considera importante de modo quase instintivo, seja família, honestidade, sucesso financeiro, ou qualquer outra coisa de interesse. Procure quais são os seus valores e escreva uma lista com os 5 centrais da sua vida.
2. Entenda a diferença entre necessidades, valores e vontades
Os valores são atividades, preferências ou comportamentos que o atraem naturalmente. Necessidades são recursos, pessoas, sentimentos ou situações que tem de ter para estar no seu melhor. Quando as nossas necessidades são atingidas, temos mais tempo para os nossos valores.
3. É difícil descobrir e estar orientado para os valores quando as necessidades não foram conseguidas.
Um dos bons efeitos secundários de conseguir resolver as nossas necessidades é que o número e intensidade das nossas vontades ou “quereres” diminui, o que faz também diminuir bastante o caminho entre nós e os nossos valores. Determine as suas necessidades e o que é necessário para as atingir.
4. Oriente a sua vida em redor dos seus valores
Os valores são como temas de vida, envolva-se em atividades que permitam expressar esses valores.
5. Os valores ajudam a marcar metas
Sempre que considerar um determinado objetivo ou meta, valide-o com a sua lista de valores. Se houver sintonia, é uma meta que vale a pena conquistar.
6. Os valores levam a oportunidades
Algumas pessoas têm receio de se manterem fiéis aos seus valores. De facto, a clareza de valores é o guia para atingirmos o que é bom para nós, quer pessoal quer profissionalmente.
7. Os valores ajudam a filtrar
Em conjunto com a definição de metas, o seu sistema de valores ajuda-o a filtrar acontecimentos, surpresas, imprevistos. Se ficar “parado” perante alguma situação, os seus valores ajudam-no a lidar com isso.
8. Iguale as suas metas aos seus valores
Estabeleça uma relação entre os seus 5 valores mais profundos e as 5 metas mais importantes. Se alguma das metas não tiver um valor associado, pense em como alterá-la para ficar alinhada com o seu valor.
Enquanto luta para se tornar mais valioso e é, de igual modo, visto pelos seus colegas e pela comunidade como tendo um conjunto de valores forte, alinhe as suas ações pelo seu conjunto de valores.
Procuramos gerar o interesse em haver nas empresas um forte conjunto de valores que inspirem os colaboradores, fornecedores e, acima de tudo, os clientes. Não tenha medo em ter o seu!

Desde 2006 que atua nas áreas de Business e Executive Coaching, tendo sido uma das primeiras pessoas em Portugal a obter certificação da ActionCOACH.
Desde 2007 que na Ideias e Desafios é a Partner responsável pela área de Business Coaching, liderando uma vasta equipa especializada nesta vertente.
Para melhor apoiar as empresas, conta com uma experiência de quase uma década numa multinacional, em cargos comerciais e chefia de equipas, completada com Formação na Universidade Católica Portuguesa em Empreendedorismo e Gestão da Inovação. É apaixonada pela leitura de livros de “marketing”, gestão e motivação pessoal, tendo ainda participado em ações de formação com personalidades como Jay Levinson, Anthony Robbins, Jake Canfield e Jeffrey Guitomer.
Os programas de Coaching e Formação que lidera apoiam a performance das empresas e das equipas, permitindo alcançar metas mais ousadas em menor tempo, aumentando a dinâmica pessoal de cada colaborador e envolvendo e alinhando a equipa na estratégia global da empresa. Nestes 13 anos de atividade foram muitas as empresas e projetos que apoiou na sua caminhada face ao sucesso.
O gosto por ajudar, motivar e fazer com que as empresas atinjam as suas metas são a sua força motriz, sendo que em todo este processo sente que recebe, por vezes, mais do que dá.
Tem a convicção de que todos somos capazes de feitos fantásticos e de que temos de desafiar o pré-estabelecido constantemente, se queremos crescer e sermos mais.
O seu objetivo de vida é: “Levar as pessoas a atingirem o seu mais elevado potencial pessoal e profissional, tornando-se pessoas melhores!”