Se houvesse um barómetro que medisse a nossa motivação e determinação profissional, quanto teríamos numa escala de 0 a 20?
Como andam o nosso alento, a nossa dedicação, a nossa entrega… (Ainda) estamos apaixonados pelo que fazemos?
Paixão pelo NEGÓCIO?
O seu negócio é especial, o melhor? O seu dia a dia é entusiasmante, dá-lhe um gozo incrível fazer o que faz? Não o trocava por nada? Quando fala do seu trabalho os seus olhos brilham, o seu sorriso preenche-se? Ou já foi assim e sente um peso enorme sobre os seus ombros para levar o barco para a frente?
Temos um dinamismo irrepreensível? Por cada nova iniciativa que avança, surgem 2 ou 3 novas ideias com pernas para andar? Ou não fazemos nada de novo há imenso tempo, porque estamos todos ou à espera uns dos outros, ou à espera que a crise passe para investir noutras coisas?
E os seus clientes, têm paixão pelo seu negócio? São fãs? Recomendam aos amigos deles? Ou descuramos esta vertente e estamos a trabalhar mais para dentro do que para fora? Quando foi a última vez que surpreendemos um cliente? Quem nos recomenda e porquê? Sabemos ou, pelo menos, preocupamo-nos em saber?
Paixão pelas PESSOAS?
As pessoas são o melhor da sua Empresa? A sua Equipa é a Equipa? Consegue envolver todos os colaboradores e manter o nível de compromisso deles ao longo do tempo? Quando se diz que as pessoas são o maior ativo das Empresas, concorda genuinamente ou acha que é uma frase feita? É que se não concordamos, se calhar estamos um pouco fora de rota…
Investe em si para se tornar melhor líder? Investe nas key people da sua empresa, preparando novos líderes? Investe em todos os colaboradores, no desenvolvimento de competências? Ou desinveste, porque ainda acha que na Formação se pode cortar nestas alturas?
Estamos comprometidos com desenvolver o potencial da Equipa? A Comunicação é chave ou ainda somos dos que dizemos “Eu lá tenho tempo para reunir com a equipa…”? Sabe o nome de cada colaborador? Quem deveria saber, ao menos sabe?
E se a nossa Equipa não é de facto a melhor, como vamos conseguir que seja? Quando recrutámos pela última vez? Qual a nossa abordagem ao recrutamento? As pessoas querem trabalhar connosco?
Paixão pelos RESULTADOS?
Projetou os resultados que queria alcançar e os objetivos que está a atingir são reflexo do seu sucesso? Está fascinado com o que se conseguiu fazer em 2019 e as metas de 2020 já estão a acontecer? Ou não mede os resultados?
Não valoriza ou não há sucessos para celebrar? Não creio… Sucessos há sempre, mesmo podendo não ser tão grandes quanto se esperaria!
Agradece? À Equipa, à Família, às oportunidades…
Celebra, partilha e distribui? Quando foi a última vez que celebrou um sucesso com a Equipa? Agora que se fala tanto em cultura de sucesso, sabe o que isso quer dizer?
E quando colhemos do que semeamos, damos de volta? Somos generosos e socialmente responsáveis ou isso ainda é para… as outras empresas?
E se o barómetro da PAIXÃO não andar lá grande coisa?!
Se a atividade profissional e a paixão não andam de mãos dadas… comece por fazer um Diagnóstico à situação atual, ao que o está a impedir a si e à equipa de ter outro tipo de resultados, às estratégias que estão delineadas (ou à falta delas) e à motivação em geral. As questões fulcrais estão nas Pessoas, nos Processos, nos Sistemas. Obrigue-se a parar e a refletir um pouco mais sobre estes temas e os desafios que tem pela frente.
Se temos a noção clara da situação em que estamos, e se ela é de impasse, o que nos impede de delinear um Roadmap Estratégico, passível de operacionalizar de imediato e de comunicar à Equipa? Se não fizermos coisas novas, diferenciadoras, não vamos ter outros ou mais resultados? Ou o sucesso não lhe interessa?

A experiência acumulada ao longo de mais de uma década em diversas multinacionais de Consultoria e a liderança de projetos e equipas multidisciplinares, nacionais e internacionais, permitiram-lhe reunir a versatilidade que hoje possui no contacto com as mais diversas realidades e recursos empresariais, internos ou externos às organizações.
Nos programas de Dinamização Empresarial que lidera, conduz um trabalho orientado a resultados com a Gestão de Topo, Chefias Intermédias ou com as Equipas, que visa contribuir para o crescimento pessoal e profissional de cada indivíduo, transformando atitudes e criando a disciplina e a motivação para o ajustar de comportamentos futuros.
A frequência do Programa Avançado em Empreendedorismo e Gestão de Inovação da Universidade Católica Portuguesa veio consolidar a vontade de colocar o seu conhecimento ao serviço das empresas, contribuindo para maximizar o desenvolvimento do capital humano das Organizações.
Apaixonada pelas áreas da estratégia, da liderança e do desenvolvimento pessoal, da persuasão e da influência, encontra em Brian Tracy, Robert Cialdini, Anthony Robbins e Warren Bennis verdadeiros mentores.
Entende que tanto no plano pessoal como no profissional conseguimos construir um percurso de sucesso a cada dia.
O seu lema de vida é: “Fazer a diferença, ao encaminhar aqueles com que se cruza no construir de um trilho muito especial…”