E se retirasse a máscara?

10/03/2014 Anabela Conde

Tempo estimado de leitura: 1 minuto(s) e 17 segundo(s)


›› ! Todos os Recursos | Liderança e Coaching | Liderança Intrapessoal

Lidercoach, Liderança, Lídercoach, Líder Coach, Coaching Apesar de a época ser alusiva, hoje falamos de outros Carnavais e de outras máscaras, essas sim com impacto diário nas nossas empresas e desejavelmente à prova de mau tempo e de outros vendavais!

Está lançado o desafio em torno da Liderança

Que tipo de líder está a ser para a sua Equipa? É o líder que sempre foi ou é o líder que sabe ser?

E é o líder que a sua Equipa precisa?

O líder chefe…

Sente-se um líder presente, do tipo facilitador, que trabalha com a equipa num alinhamento total, que os ajuda diariamente na execução das tarefas, para garantir que os prazos são cumpridos e que cada um realiza o que tem na agenda?

Sente-se um líder eficiente, que monitoriza o progresso das tarefas e que gere os diversos projectos do seu departamento ou empresa?

Sente-se um amigo, ombro de desabafos, capaz de fazer o que for preciso para que todos cumpram?

É muitas vezes o primeiro a chegar e o último a sair, quantas vezes fora de horas?

Com tudo isto, como andam os resultados? Está a conseguir tornar o trabalho suficientemente interessante, assente numa cultura de resultados, ou está centrado em não falhar, mais focado numa abordagem de garantia da execução?

Considera-se um bom chefe? Substitui-se por vezes à Equipa ou sente-se a projectar a visão e a motivar os colaboradores a realizá-la?

Vende entusiasmo e contagia os demais? Sente-se realizado ou sente-se igual a muitos outros, em sobreaquecimento e como que… desaproveitado?

Será que está a dar à sua Equipa o melhor de si?

E à sua Empresa, está a conseguir levá-la mais longe?

E o que é que os seus colaboradores acham da sua liderança, já alguma vez lhes pediu feedback? Experimente…

Pois… Vamos lá deixar cair a máscara e respirar fundo!!

O líder Coach…

Quantas das pessoas da sua equipa poderiam ser tão bons chefes como você é? O que é que cada um em particular ganha por o ter como lidercoach, e não outra pessoa qualquer?

Interessante… e ao mesmo tempo incómodo?!

Onde fica hoje a missão dos líderes em ajudar a desenvolver e a crescer cada um, pessoal e profissionalmente, e a maximizar a performance da Equipa?

Ou isso é só para as outras empresas, que na sua, agora, tem muitos problemas para resolver e não dá tempo?! Mas, afinal de contas, que problemas está a resolver? Os dos elementos do seu grupo de trabalho? E não estará a deixar crescer os seus?!

Será que dar consciência a cada um das suas mais e menos valias, em jeito de diagnóstico, não nos ajudaria a tornar conscientes as nossas forças, para podermos tirar melhor partido delas, e as nossas debilidades, para encetarmos todos caminhos de melhoria?

Tendo por base o diagnóstico do desempenho dos diversos elementos da equipa, é muito simples estabelecer um plano de desenvolvimento que permita assegurar o alinhamento e compromisso com os objectivos e dotar cada um de uma maior eficácia nas suas áreas chave de resultado, do marketing à comercial, das compras à produção, do atendimento telefónico ao pós-venda, e no menor período de tempo possível.

No contexto actual não basta formar uma boa equipa, há que mantê-la e desenvolvê-la, com espírito crítico e capacidade de inovar e fazer diferente, para que o desempenho resulte numa constante diferenciação no mercado e na melhoria de resultados.

Torne-se no lidercoach que o seu grupo de trabalho precisa e tire partido da análise de situações do quotidiano para avaliar as estratégias actuais, inovar noutras e abandonar as que já não trazem quaisquer resultados. Aproveite para corrigir hábitos antigos e melhorar os níveis de responsabilização.

Não é preciso virar os processos todos do avesso ao mesmo tempo, mas podemos estar mais atentos aos que não estão afinados ou aos que não estão a trazer os resultados pretendidos. Faça disso um ciclo, mas envolva os owners, para ganhar compromisso!

Este “desacomodar-se” permanente tornou-se hoje imprescindível…

Ou pode deixar de acreditar?!

Conteúdos que podem ser do seu interesse...



Tags: , , , , , , , , , , , ,

Calendário

Mais Eventos

Siga-nos

Linkedin Facebook Twitter Google+ Pintrest Youtube Subscrever por rss Entrar em contacto por email