Pois… é basicamente inevitável. As festas estão a terminar e invariavelmente o pinheiro acaba ou no lixo ou na fogueira. Bem tentamos comprar aqueles que podem ser plantados e duram mais tempo, mas mesmo esses, se não tiverem um pouco de ar puro, secam e morrem.
E todos os Natais a cena repete-se.
E nas empresas? Quantas vezes montamos todo um aparato na reunião anual de início de ano, ou final de ano, para depois nada mais acontecer e terminarem os “restos” da festa no caixote da reciclagem?
E este ritual não acontece apenas na reunião anual. Ocorre também na reunião anual de definição de objectivos, na montagem da estratégia de marketing anual e noutras ocasiões bastante importantes para a vida de uma empresa.
O segredo está em evitar que toda esta acção empolgante vá para o baú do esquecimento. E como o fazemos com as equipas com quem trabalhamos? Simples, é só seguir os passos e faça de conta que está a decorar a casa para a quadra natalícia!
Pinheiro
Este é o tronco principal da acção, as linhas mestras de conduta do trabalho que será desenvolvido ao longo do ano. Poderemos ter aqui incluídas as definição de Visão e Missão da empresa, e caso estas estejam já definidas, os Valores da empresa.
De referir ainda que o Lema do ano permite caminhar para além da Missão e Visão, permitindo um foco mais a curto prazo, 12 meses, que poderá direccionar a equipa de uma forma mais assertiva.
As equipas sentem que com um lema do ano existe um fio condutor que as une a um trabalho comum e a um mega objectivo comum, não deixando assim de perder o propósito que os une.
O pinheiro tem de ser forte, pois a sua função é suportar os 12 meses de trabalho do ano com todos os altos e baixos que forem sucedendo, sem nunca quebrar.
Enfeites de Natal
As bolas, as estrelas, as fitas e as luzinhas coloridas são todos os efeitos especiais que adicionamos para tornar a visão do pinheiro mais alegre e inspiradora.
São as reuniões de equipa, em que se afinam detalhes e processos, são as reuniões individuais em que determinados membros da equipa têm de ser motivados de maneira mais directa. São as políticas de bonificação e avaliação de performance, onde cada um dos colaboradores é avaliado consoante o seu trabalho.
São ainda o que o mercado nos traz de reveses, de bom e de mau, de inspirador ou de desmotivador, mas que exige de todos uma maior concentração, um maior empenho, uma maior união entre os membros da equipa.
Músicas de Natal
Para alguns é irritante, para outros é agradável pois dá a sensação de estar numa quadra diferente, num ambiente diferente e nestes casos pode ser uma âncora poderosa.
Nas empresas são todas as fontes de motivação que existem. As âncoras positivas que os fazem chegar mais longe e, acima de tudo, superar as metas que lhes são impostas.
Para além da motivação em forma de prémio ou bonificação, estamos constantemente a ver equipas motivadas porque fazem coisas diferentes, ou seja, a motivação tem de ser intrínseca, o querer fazer, e extrínseca, o que a empresa ou ambiente externo fornece… e neste caso, são tantos os exemplos que temos.
Reuniões de brainstorming livres, o dia de aniversário de férias, promover comida saudável, nomear o empregado do mês, promover acções de solidariedade social, projectos “fora da caixa”, massagens relaxantes no trabalho, prémios mensais de performance com oferta de vouchers, novas tarefas, competições saudáveis intra-equipas, acções de teambuilding com ou sem outdoor, e os exemplos são imensos…
Presépio
Não podemos nem esquecer nem relegar para segundo plano as pessoas que “fazem” o Natal.
Sem colaboradores não há equipa e sem esta não há empresa. Precisamos de boas pessoas a fazerem bem as suas tarefas. É imperativo que estejam bem treinadas, motivadas e realizadas pessoal e profissionalmente. Têm de ser envolvidas o mais possível na dinâmica da empresa e estar ao corrente do que é a realidade da mesma, para que o empenho seja ainda maior.
E certas decorações é melhor nunca guardar!
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.