Qual o futuro da Liderança?

11/10/2017 Maria Vieira

Tempo estimado de leitura: 1 minuto(s) e 15 segundo(s)


›› ! Todos os Recursos | Liderança e Coaching

Futuro da LiderançaHá pouco tempo realizou-se em Portugal o 1.º Leadership Summit. Um dia inteiro dedicado às novas tendências na liderança e a pensar qual o futuro da mesma, que desafios enfrentam os líderes de agora e os de amanhã, em termos de recursos humanos, entre outros.

E, de facto, qual o futuro da liderança? Como deverão ser os líderes do futuro a gerirem equipas diferentes das que temos agora? Que competências devem desenvolver de forma consistente para poderem ser mais eficazes?

Foram muitos os conceitos interessantes escutados e partilhados. Profissionais de várias áreas e com backgrounds diferentes, com maior ou menor experiência como líderes, mas todos eles com histórias muito interessantes para contar. E claro, foi possível perceber que existiam palavras comuns, ideias que se repetiam e coincidiam em quase todas as palestras.

Deverão ser essas as competências dos líderes de amanhã? Será por aí que devemos começar a trabalhar a nossa liderança? Serão de facto diferentes os liderados de hoje e os de daqui a 10 ou 20 anos?

Agilidade

Uma das palavras e conceitos mais abordados! A agilidade de pensamento, de abordagem, de adesão à mudança. O que é hoje já não é válido amanhã e o conceito de agilidade tem a ver com isso mesmo.

A posição de conforto ficou mesmo muito mais pequena e sem grande necessidade de existência. A agilidade nas decisões a tomar e na abordagem diferenciada é já uma competência obrigatória. Sabemos que o mercado está a mudar rapidamente, mas as necessidades desse mesmo mercado também.

Teremos daqui a uns 3 a 4 anos as 5 gerações a poderem trabalhar em conjunto, será que estamos preparados para as gerações mais novas? Serão os mileniais os revolucionários do futuro?

Com que agilidade seremos capazes de agir num contexto de mudança rápida?

Mudança

Mais do que a mudança em si, é a forma como nos adaptamos à velocidade da mudança. Bem vistas as coisas, ninguém gosta de mudanças, mas elas são necessárias e fazem-nos crescer.

Começa logo por diferenciar-se na forma de motivar e envolver os colaboradores de gerações diferentes! Uns estão mais receptivos à mudança, e se não os conquistamos pela existência de novos desafios, será difícil mantê-los durante muito tempo. Por outro lado, será necessário lidar com as gerações mais avessas a alterações e à mudança.

Flexibilidade

Essa necessidade de adesão à mudança vem contribuir para o desenvolvimento de flexibilidade para aderirmos a novas formas de estar e de trabalhar.

É uma competência que observamos facilmente em gerações mais novas, pois foram expostas a mais alterações a acontecer em menos tempo, sentem-se mais confortáveis com a necessidade de constantes alterações e adaptam-se mais facilmente.

Temos de preparar toda a equipa para esta necessidade de agilidade constante e de adaptação a novas realidades e formas de estar.

Foco

Foi outra palavra muito escutada! Manter o foco! Acreditar que é possível, que se conseguem atingir os objectivos e que se todos estivermos focados em conjunto será mais fácil conquistar objectivos.

Um bom líder terá de ter muito claro o objectivo da empresa, da equipa, de cada colaborador, e ajudar a conquistar novas metas. Só existe uma forma de o fazer… partilhando com a equipa e acreditando que é possível!

Os liderados do futuro pretendem mais desafios, mais mudanças, e estão preparados para eles. Os líderes têm de envolver as equipas nessas mesmas mudanças, ajudar os que têm mais resistência e impulsionar os mais afoitos a liderar o caminho.

Tudo será mais rápido, mais imediato e perderá o entusiasmo mais depressa para depois dar origem a algo novo e diferente, e líderes e liderados terão de adaptar-se cada vez mais depressa.

A meu ver, o futuro é brilhante, interessante e desafiante…

Conteúdos que podem ser do seu interesse...



Tags: , , ,

Calendário

Mais Eventos

Siga-nos

Linkedin Facebook Twitter Google+ Pintrest Youtube Subscrever por rss Entrar em contacto por email