
Rúbrica: De Farmacêutico para Farmacêutico
Finalmente a Primavera chegou. E com ela as roupas mais frescas, mais flores, mais cores e mais boa disposição.
Em casa aproveitamos para arrumar coisas, mudar o guarda-roupa, guardar as mantas e tornar o ambiente mais leve.
Faz o mesmo na sua farmácia? Porque não?
Com a Primavera à porta, é tempo de reorganizar a farmácia - escritório, armazém, lineares, gôndolas, etc.
Podemos começar pelo escritório.
Tire um dia para arrumar toda a papelada que está em cima da secretária e resolver os problemas que tem andado a pôr de lado. Devemos ter o escritório arrumado para não perdermos tempo à procura daquele papel importante que sabemos que vimos, mas não sabemos onde. Torna-se mais fácil se tivermos tudo organizado por dossiês bem identificados. E tudo o que sejam dossiês antigos ou que já não consulta guarde-os noutro local, num armário fechado ou no armazém, por exemplo. Podemos dar a volta aos catálogos das marcas e aos papéis que não interessam. Já temos os de 2014, mas continuamos a ter na gaveta os de 2013. Para quê?
Manter o escritório minimalista e organizado vai ajudá-lo a ter mais tempo e a ter as ideias mais arrumadas. Depois de tudo organizado vai ficar com a “cabeça mais alinhada” e com tempo para pôr em prática os planos que tem em mente (campanhas, planos de marketing, avaliação dos colaboradores, etc.).
Depois o back office. Aqueles produtos que estão para dar quebra e ainda não o fez. As reclamações e devoluções aos laboratórios e armazenistas também devem ser feitas. Arrume “a casa”. É uma boa altura para fazer uma listagem de produtos que não rodam há 6 ou mais meses. Claro que esta listagem já devia ser uma prática corrente, mas caso não o seja, esta é uma boa altura para o começar a fazer.
Podemos também aproveitar esta arrumação para fazermos uma check list sobre o que costuma ser fiscalizado pelo Infarmed e verificarmos se está tudo em ordem na farmácia (laboratório, registos de temperatura e humidade, placas de direção técnica, carimbos, manuais de boas práticas, etc.).
Agora vamos tratar da área de venda. Com a mudança da estação, é altura de reorganizar os produtos sazonais: diminuir a exposição de uns e aumentar de outros, diminuir a exposição dos xaropes e dos antigripais, e destacar os anti-histamínicos e suplementos. Atrás do balcão devemos ter os produtos de venda livre e mais alguma categoria de interesse, visto estarmos a falar de uma zona quente.
É altura também de trocar os expositores de balcão e diminuir o seu número. Quanto mais limpos estiverem os balcões, melhor.
Escolha um produto sazonal que queira promover e faça assim a exposição no balcão, montra e lineares.
Vamos reorganizar os lineares? Está na altura de destacar os produtos de emagrecimento: chás, drenantes, suplementos alimentares, anti-celulíticos e adelgaçantes. Com o aparecimento do Sol, a preocupação com o corpo aumenta. Podemos aproveitar então para reorganizar marcas e analisar a rentabilidade das categorias.
Ainda tem protectores solares do ano passado? Está na altura de os trazer cá para a frente e até fazer algum tipo de promoção para escoar a “colecção antiga”. É que os deste ano estão mesmo a chegar e ainda temos alguns mais antigos. E que tal um desconto, ou oferta de um pós-solar na compra do protector, ou oferta do protector de rosto na compra de um de corpo? Fale com as marcas e peça ajuda.
A decoração e a música ambiente da sua farmácia também devem mudar. Use cores mais alegres, arranjos de flores e pequenos detalhes que tornem a sua farmácia mais leve. A música, usada como som ambiente, ajuda a atrair clientes para a farmácia. Para que a táctica seja eficiente, é preciso seleccionar cuidadosamente as músicas e o volume do som conforme o perfil do público.
Como já deve ter notado, existem lojas que têm um cheiro muito próprio e agradável. É uma técnica de marketing olfactivo – uma nova dimensão de marketing baseada no sentido do olfacto, o mais importante e poderoso dos nossos sentidos. É uma ideia a pensar para a sua farmácia. Uma boa composição olfactiva é capaz de atrair a atenção do cliente, podendo aumentar o tempo de permanência na loja, despertando assim a compra por impulso.
Deixe a Primavera entrar pela porta da sua Farmácia!
Se quiser saber mais sobre o nosso projecto com as farmácias, por favor contacte-nos para teresa.batista@ideiasedesafios.com e solicite a sua reunião de diagnóstico gratuita.
// PrÓximas acÇÕes de formaÇÃo e eventos:
 
// ACEDA A OutrOs conteÚdos GRATUITOS:
MP3/ VÍDEOS / LIVROS GRATUITOS
Siga-nos também no:

http://www.facebook.com/pages/Ideias-e-Desafios-Pharma/386932571414692
|