Falar em Valores implica muitas vezes uma referência, em termos monetários, ao que valem os nossos produtos ou serviços, ou ao valor da nossa empresa.
Mas neste momento gostaríamos de falar dos Valores de uma empresa.
A sua tem?
Quando falamos em Valores estamos a referir-nos às qualidades de comportamento e carácter que a sociedade considera como sendo intrinsecamente boas, que produzem resultados positivos e que por isso devem ser seguidas e incorporadas por outras pessoas.
Estes valores estão nos alicerces do nosso SER e obviamente no SER da empresa. Quanto mais fortes estes valores são, mais valiosa será a perceção da empresa aos olhos de outros. Os valores deverão ser as forças unificadoras da empresa, entre toda a equipa e entre os clientes.
Mas como transmitir esta força à equipa?
Como conseguir orientar-nos em torno dos Valores?
- Os Valores são as qualidades ou interesses que nos atraem e que consideramos importantes, seja sucesso, honestidade, verdade ou qualquer outra. Escolha pelo menos 5.
- Entenda a diferença entre necessidades, desejos e valores. Os Valores são atividades, preferências ou comportamentos que a empresa deseja ter sempre de modo natural. As necessidades são recursos, pessoas, sentimentos ou situações que teremos de conseguir para ter sucesso.
- É importante entender e classificar as necessidades e o que necessitamos de fazer para as atingir.
- Os valores da sua empresa devem estar alinhados com os seus valores de vida.
- Os Valores ajudam-nos a definir as metas. Quando consideramos um determinado objetivo temos de garantir que os valores da empresa existem para o conseguir atingir.
- Quando são honrados, os valores levam a oportunidades. Muitas pessoas e empresas têm receio de mostrar os seus valores e que, de algum modo, esse facto os possa prejudicar. Mas, de facto, ter um conjunto de valores bem definido ajuda a traçar a rota do que se pretende para a empresa no futuro.
- Os Valores funcionam como um filtro. Juntamente com a marcação de metas e objetivos, a definição de valores permitirá selecionar melhor as pessoas e situações. Se não tem certeza de como poderá ou deverá reagir perante determinada situação, pessoa, surpresa ou desafio, use o conjunto de valores da empresa como um filtro e veja se a sua atuação se encaixa nesse conjunto de valores.
- Os valores são um marco importante e ajudarão a equipa em tempos de mudança ou em condições de mercado menos favoráveis, servindo para reorientar todos os elementos.
- Se achar que fazem sentido, incorpore os valores da sua empresa como se fossem seus. Escolha os que achar mais importantes para si em termos pessoais.
- Utilize os valores como catalisadores de mudança e como motivadores de equipa. A importância dos valores deve ser constantemente mencionada à equipa, bem como a consequência positiva de serem adotados e adaptados à cultura e valores pessoais de cada um.
Trabalhamos com dezenas de empresas criando uma cultura de mudança e valores.