Pharma Newsletter

 
Nº 187 - 25 de Maio 2016 Facebook Pharma You Tube Twitter Linked In
ArtigoS da Semana
 

Os seus lineares estão optimizados?

Por: Teresa Batista

Farmácias, Liderança, Motivação, Desempenho, Farmácias, Farmacéuticos, Formação Gratuita Farmácias

A actual realidade das farmácias faz com que os farmacêuticos tenham procurado novas áreas de conhecimento. Houve uma grande conquista na área da gestão. A preocupação com comprar bem, perceber as rentabilidades, incentivar o aumento das vendas e motivar da melhor forma a equipa estão na ordem do dia.

Parabéns aos colegas que não cruzaram os braços, pela sua versatilidade e pela capacidade de adaptação!

Nestes últimos 10 anos, nota-se ainda uma gigante evolução no que toca à imagem da farmácia. Os lineares deixaram de ter portas e passaram para a zona de atendimento, as categorias de produtos estão mais organizadas e fáceis de identificar, a exposição está mais apetecível.



Todos estes parâmetros fazem parte do “Visual Merchandising”, uma área dentro do marketing que se preocupa em tornar a disposição dos produtos mais eficaz e apetecível, com o propósito de motivar e influenciar a decisão de compra.
Todos sabemos que comprar não é um acto apenas racional. Sabemos exactamente o que queremos comprar no supermercado, mas acabamos quase sempre por trazer coisas a mais, que não estavam planeadas. Existe assim um lado emocional nas compras. Um lado em que a influência da exposição dos produtos influencia a decisão de comprar.
Assim, as ferramentas principais de exposição ganham muita importância.

Lineares

Os lineares são as ferramentas principais na organização do espaço da farmácia. São eles que tornam os produtos acessíveis aos utentes, facilitando o manuseamento.
Longe vão os tempos em que os lineares deviam ter portas. Esta é uma das primeiras regras na optimização de lineares. As portas tornam o produto inacessível e reduzem a hipótese de compra por impulso.
Os lineares devem ser bons vendedores, ou seja, devem impulsionar vendas por si só.
É importante que sejam adaptáveis, imperceptíveis e de fácil acesso.
Os lineares devem-se adaptar aos produtos que queremos expor e não o contrário. As prateleiras devem ser fáceis de subir e descer e devemos ajustá-las conforme o tamanho das embalagens. A ideia de que todas as prateleiras devem estar ao mesmo nível é errada.
Aproveito para deixar a dica de que o espaço ideal entre prateleiras é igual ao tamanho das embalagens mais uns centímetros (4 a 5 cm), de forma a que se consigam facilmente retirar com a mão.
Devem ser o mais clean possíveis, tornando-se quase imperceptíveis. Isto porque o que importa realçar são os produtos, ou seja, lineares com cores ou imagens fortes de fundo comprometem a boa visibilidade dos produtos.

A Optimização de Lineares garante que os produtos mais rentáveis estão expostos nos locais mais correctos.
Um dos princípios da optimização é termos os produtos mais rentáveis em áreas mais quentes. Será que sabe quais as áreas quentes da sua farmácia?
Já lá vai o tempo em que se achava que o lado direito era sempre o mais quente. Obviamente que cada farmácia é um caso e que, para determinar as zonas quentes, temos de perceber o circuito feito pelos utentes, o condicionamento causado pelas gôndolas, o posicionamento da porta e dos balcões em relação aos lineares.
Outro dos princípios da Optimização de Lineares está relacionado com a gestão de categorias. Perceber quais as categorias mais rentáveis da farmácia é o passo inicial. Será que o espaço que tem atribuído aos capilares está a ser rentável? As vendas compensam o espaço ocupado?
Esta é uma análise que temos de fazer para tornar a farmácia mais rentável. É importante perceber se as categorias que tem na sua farmácia estão adaptadas ao seu público. É importante reduzir o espaço de exposição de categorias que são pouco rentáveis e aumentar o espaço das que são mais rentáveis e que estão em crescimento.
Este ano notou-se um claro crescimento da procura e venda de Suplementos Alimentares. Notou isso na sua farmácia? E o que alterou na área de exposição dos Suplementos? Em grande parte das farmácias por onde passo, não noto que a evolução das tendências do mercado influencie a exposição.
Outra preocupação da Optimização dos Lineares é facilitar as vendas aproveitando a complementaridade dos produtos. Colocar suplementos vitamínicos perto dos antigripais, estimuladores do bronzeado entre os protectores solares e os champôs de frequência ao lado dos de tratamento. Faz sentido, não faz? Assim, relembramos quer os utentes quer os colaboradores dos produtos que se complementam.

Gôndolas

As gôndolas são outra ferramenta-chave na exposição dos produtos. São fundamentais para promover os produtos sazonais e as promoções.
Devem ter as mesmas características físicas que os lineares: adaptáveis, versáteis (com rodas) e imperceptíveis. As suas dimensões podem depender do tamanho da farmácia, mas posso dizer de antemão que as gôndolas grandes dificultam muito a exposição.
Aproveite as gôndolas para promover produtos e chamar a atenção dos utentes, ou para apoiar na exposição de categorias que não têm espaço nos lineares.
A sua localização dentro da farmácia é o ponto-chave para a sua rentabilidade. O local ideal será colocá-las nas zonas quentes, acessíveis enquanto os utentes esperam para serem atendidos. Por norma, as gôndolas são mais rentáveis que a maioria dos lineares.
Não se esqueça da utilidade que as gôndolas têm como condicionadoras do percurso dos utentes. Posicione-as de forma a impedir a ida directa dos utentes ao balcão.

Conheça o Programa de Gestão de Categorias e Optimização de Lineares que a Ideias e Desafios desenhou para fazer crescer a sua Farmácia!

 

// Aceda A Outros Conteúdos GRATUITOS:

MP3/ VÍDEOS / LIVROS GRATUITOS

 

http://www.facebook.com/pages/Ideias-e-Desafios-Pharma/386932571414692

 
DESTAQUES
 
 
Sabe o que o Programa PHARMA UPGRADE pode fazer pela sua Farmácia?

E se a sua Farmácia fizesse um Upgrade?

O PHARMA UPGRADE é um programa integrado de apoio a Farmácias que tem por objetivo dotar os participantes de um conjunto de competências comportamentais, comerciais e de gestão de negócio, fundamentais a qualquer Director Técnico ou Gestor no desenvolvimento com sucesso da sua atividade na Farmácia.

Saiba como o podemos ajudar nas áreas de RECURSOS HUMANOS, MARKETING e VENDAS.

Consulte a informação detalhada em http://www.ideiasedesafios.com/pharma/ ou solicite mais informação para ana.oliveira@ideiasedesafios.com.

 
 
Voltar ao Topo
alguns testemunhos
 
Evento Grupo HEALTHPORTO:
Trabalhar com a empresa Ideias e Desafios é uma viagem para o futuro.
O dinamismo da Anabela e da Maria são a imagem de uma empresa que tenta superar-se em cada acção realizada. Com a Ideias e Desafios consegui transformar o Evento do grupo HealthPorto num momento único e inesquecível.
João Correia da Silva | CEO Grupo HealthPorto
 

Sobre Programas de Acompanhento na Farmácia:

“E o que ganhei eu e as minhas farmácias com a IDEIAS E DESAFIOS?
Fazer HOJE o que se pensamos já não ter tempo. Para quê começar só para a semana uma tarefa que podemos iniciar já hoje? O tempo não pára e no mundo dos negócios não pode mesmo parar. O dia a dia de uma farmácia é agitado e quando damos conta o mês já chegou ao fim. Os procedimentos repetem-se, as tarefas são infindáveis, as rotinas multiplicam-se e nunca temos tempo. Há que olhar de fora, priorizar e estabelecer metas e objectivos. Há que partilhá-los com as equipas. Há que envolver as equipas. Há outro sem número de tarefas que têm que ser feitas de modo a levar o barco para a frente. Há múltiplas abordagens à gestão de uma farmácia. A Ideias e Desafios, na pessoa da Anabela Conde, orienta-nos num possível caminho, baseado em experiências noutras empresas dentro e fora do sector. E dá-nos as ferramentas para continuar.
Acima de tudo - para mim o mais importante foi perceber que temos que começar JÁ HOJE a fazer, pois todos sabemos que dietas à segunda feira nunca deram grande resultado!!!”
Dra. Catarina Tacanho | Administradora | Farmácias Rosa, Caldense e Santa Catarina
 

Sobre Programas de Optimização de Lineares

“A grande mais valia do serviço de merchandising e da presença da Teresa Batista na farmácia é precisamente o seu olhar documentado e experiente de fora, e o arregaçar as mangas para a mudança. Com pequenas intervenções e mudanças no espaço da farmácia é possível "arrumar" a farmácia de outra forma, envolver a equipa na mudança e perpetuar o conceito no tempo!
As vendas agradecem!
Dra. Catarina Tacanho | Administradora | Farmácias Rosa, Caldense e Santa Catarina

Sobre Workshops de Formação para Farmácia:

Formação PFIZER Pharmaceutical Master College

“Os bons parceiros de negócio querem-se por perto, tal como o sentimos desde a primeira reunião, em que percebemos o vosso potencial e o tanto que nos podiam oferecer.
A confiança no vosso trabalho e na vossa qualidade esteve sempre lá em cada formação, em cada Master College, entregues em boas mãos.
É tempo de celebrar os sucessos e para isso, deixo aqui o nosso reconhecimento formal ao vosso Excelente trabalho, completamente alinhado com as necessidades actuais do mercado e dos clientes, muito prático e sempre colorido com a vossa pitada característica de motivação e humor.”
Dra. Sara Roxo | Marketing Manager | Pfizer Established Products Business Unit

 

“Gostei muito ! Já gostava também dos mails que chegavam à farmácia. São dinâmicos, alegres, inteligentes e divertidos … Inovadores na exposição dos conteúdos … Adorei a “teoria da diversão” e o exemplo do piano – Será inesquecível ! Obrigado pela motivação !
Drª Isabel Cid | Farmácia Avó

 
“A forma prática como são abordados os temas e que na realidade são fáceis de implementar no dia a dia da farmácia”
Dr.ª Carla Shirley | Directora Técnica | Farmácia Ferreira
 
Voltar ao Topo
Subscreva a nossa newsletter

O presente e-mail destina-se única e exclusivamente a informar potenciais clientes e não pode ser considerado SPAM.

De acordo com a legislação internacional que regulamenta o correio electrónico, "o e-mail não poderá ser considerado SPAM quando incluir uma forma do receptor ser removido da lista".
Caso o seu nome faça parte da nossa lista por engano, apresentamos de imediato as nossas desculpas.

Para retirar o seu email utilize por favor o seguinte link:

Em alternativa:
Envie por favor uma cópia desta mensagem colocando "Retirar" no assunto da mesma, para o endereço: retirar@ideiasedesafios.com

Agradecemos por favor que:
1. Não responda a esta mensagem! Este endereço não é monitorizado.
Em vez disso utilize o endereço acima apresentado
2. Verifique se o texto original desta mensagem é enviado com a sua mensagem de remoção, caso isso não aconteça, em alguns casos podemos ficar impossibilitados de proceder à remoção.

Está a receber a revista em: %%emailaddress%% Ideias & Desafios © 2016 | Todos os direitos reservados