O Novo Ano é tempo de renovação pessoal e profissional, de acreditar, de investir o máximo e de tirar todo o partido das “baterias carregadas” durante a época festiva, por forma a viver o seu propósito e o da sua empresa…
Mas se o Ano é Novo, não podemos ter a veleidade de acreditar que chegamos mais longe com o mesmo Propósito e com os mesmos hábitos!
Bem vistas as coisas, quantas “passas” reservámos para a vertente profissional…? O que sonhámos e ambicionámos para a Empresa e para o nosso futuro?
A verdade é que não basta só desejar, é preciso “desacomodar”, colocar as ideias em prática e agir, e muito!
Mas este é um caminho que não pode ser de cada um na Empresa… terá que ser vivenciado por todos. Só assim se pode caminhar para um Propósito comum na Empresa e renovar os Propósitos individuais de cada colaborador.
Propósito de Liderança
Liderar com Paixão vai muito para além de gerir pessoas…
Enquanto andamos preocupados a constatar os defeitos e lacunas de cada um, esquecemo-nos de nos focar no que cada um tem de positivo, de diferenciador e de potencial de aprendizagem, desempenho e crescimento… ou como é que acha que se fazem as “Dream Teams”?
Enquanto não olhar para a sua Equipa como a melhor Equipa, não estará a investir o suficiente…
Investir nas pessoas é envolver e ganhar compromisso, é chamar os colaboradores a contribuir com ideias, a participarem das decisões e a sentirem-se parte activa dos resultados da Organização.
E isso implica garantir um modelo operacional que permita viver valores como confiança, respeito, sentido de pertença e reconhecimento. Cada colaborador precisa de sentir que o seu trabalho conta, e que o reconheçam porque faz a diferença. Até porque isso contribui para melhorar o ambiente, elevar o espírito de equipa, partilhar a informação e o conhecimento.
Cabe aos líderes promover este tipo de transformação comportamental, através do seu exemplo e de uma comunicação criativa e sistemática.
Propósito de Serviço
Não há forma de melhorar os resultados do negócio se a Paixão por servir os clientes não for crescente e partilhada por todos.
E aqui está um valor indispensável, do Porteiro à Recepcionista, do Comercial ao Gestor de Produto, do Armazém ao Marketing, do Director Financeiro ao Director Geral.
Se é fácil? Claro que não, até porque os clientes têm mais informação, mais estímulos e estão mais exigentes…
Se o mercado está diferente, há que pensar que diferença podemos fazer no mercado e que novas necessidades podemos estimular para estarmos na frente, na vanguarda… sem termos que fazer só porque os outros players estão a fazer e nós não queremos ficar para trás.
Prestar um serviço de excelência é estar focado em criar as melhores soluções para o cliente, em resolver os seus problemas, essa é a nossa missão.
Sempre que nos distraímos com a pressão que os números e os resultados nos causam, acabamos a distrair-nos do nosso Propósito, o que por vezes ainda faz com que as coisas corram pior!
Servir é antecipar, é surpreender, é nunca defraudar expectativas. Se prometemos, é para cumprir, tal como fazemos com a nossa Família, os nossos Amigos ou Colegas. Se nas Vendas são as Pessoas que fazem a diferença, não podemos deixar nada ao acaso… e o brio e profissionalismo têm que estar lá.
Quando se semeia, colhe-se. Seguramente que se investirmos o melhor de nós, receberemos em dobro, em oportunidades, em compras repetidas, no passa-palavra até… ou não fosse a referenciação a melhor e mais barata manobra de marketing!
Propósito de Crescimento
E este é para quem tem uma fonte inesgotável de Determinação, Resiliência, Paixão… e Foco!
Só quem tem Paixão por Liderar, por Servir, por Vencer, é que se supera continuadamente, é que reconhece os erros, é que aprende com as derrotas, é que batalha e dá a mão aos colegas para fazer mais pela equipa e pelo negócio. E isso não tem nada a ver com senioridade na empresa, nem sequer com responsabilidade…
Mas sabemos que estes “ingredientes” mágicos não fazem parte do ADN de todos, há que estimular e contagiar nesta direcção, sem deixar ninguém de fora… precisamos do máximo potencial de todos para que a Equipa saia fortalecida.
Mais do que dedicação, precisamos de pessoas que inspirem e contagiem outras pessoas, que sejam proactivas, que tenham a humildade de querer melhorar e aprender sempre mais.
Por tudo isto, não espere pelo melhor cenário para formar, para implementar, para inovar… a oportunidade perfeita não vem assinalada!
Há que passar à prática, definir as linhas mestras de actuação de cada Departamento ou Equipa e os objectivos que deverão ser atingidos.
Sempre que o Líder melhora, a Equipa vai atrás… por isso envolva nos objectivos, proporcione todos os recursos, reflicta em conjunto sobre o que não correr bem, não aponte o dedo quando correr mal (pode sempre fazer disso uma aprendizagem de todos), partilhe os resultados e… nunca prescinda de reconhecer cada sucesso!
Vamos começar 2016 com um Propósito renovado?!
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.