Está em ponto de caramelo?

19/04/2011 Maria Vieira

Tempo de leitura: 1 min. e 41 seg.

›› ! Todos os Recursos | Estratégia e Gestão | Liderança Intrapessoal

Combater a Crise, FMI, Inovação, Inovar para Vencer, Motivação, Executive CoachingE não estamos a falar em culinária… mas decerto se recordará deste termo do seu imaginário infantil.

E é em ponto caramelo que estão muitas empresas hoje em dia… Não estão em ponto de açúcar, claro, ou pérola, e também não estão queimadas, mas a linha que define estes pontos é muito ténue.

E porque estão empresas em ponto caramelo?

Bem, do caramelo nem o cheirinho, mas de tempo a mais em lume brando sim, sem qualquer sombra de dúvida.

Notamos que toda a situação que se vive no país e no mundo está a transtornar um pouco as equipas. Mesmo as mais motivadas e voluntariosas estão a ser contagiadas pela onda de pessimismo que se vem entranhando rapidamente por todos e está difícil de fazer frente a tanta desgraça.

Mas se a equipa está em ponto caramelo, que podemos nós fazer?

Motivar?

Esta parte é bem difícil. Quando a grande maioria dos responsáveis de equipa e de empresas não anda motivada, como podem andar os colaboradores?

Já pensou em ter mais esperança no futuro? Já pensou em que medida o seu estado de espírito afecta o dos seus colaboradores?

O impacto é tremendo e por essa razão deve pensar um pouco mais na sua abordagem e maneira de ser, mesmo quando o contexto tem tudo para deitar qualquer um por terra.

Se neste momento não consegue encontrar mais motivação, experimente encontrá-la noutros locais. Existem hoje imensos vídeos motivacionais que podem apoiar as suas reuniões de equipa. Utilize-os como âncoras de motivação e boa disposição para a equipa. Para além disso, é cada vez maior o número de acções de motivação e de dinâmica de equipa que são postas à nossa disposição, muitas delas a preços simbólicos.

Aproveite para levar a sua equipa a um evento diferente e a sentir o espírito de grupo.

Perceber o que motiva cada um dos seus colaboradores é muito eficaz para saber como pode chegar a cada um deles de forma mais directa e com resultados mais visíveis. O manter o ponto de caramelo tem também a ver com o grau de adequação da nossa acção versus as expectativas de cada um.

Nem todos os colaboradores se movem pelas mesmas razões e saber quais são estas razões pode fazer a diferença.

Pensar fora da caixa?

Tempos complicados exigem soluções diferentes e inovadoras. Da nossa experiência, é raro encontrar uma empresa que não tenha um plano de negócios ou de vendas, que não saiba que meta quer atingir em 2011 e de que forma.

Mas o mercado este ano apresenta um problema adicional… está em constante mutação. O que é hoje como certo é algo completamente diferente amanhã.

Por isso temos adoptado uma outra estratégia com as empresas com quem trabalhamos…

O plano de 2011 está desactualizado, por isso há que imaginar o futuro, mas todos os meses!

As estratégias podem assumir uma outra forma, e quanto mais divertidas forem, maior adesão terão por parte da equipa. Utilize modelos diferentes de negócio, crie um sistema de prémio para as referências que obtém de clientes, aproveite os seus actuais clientes para lhe gerarem mais vendas, oriente os seus vendedores para acções dirigidas a clientes A, B e C.

Numa empresa TODAS as pessoas têm de ser vendedoras, todas são responsáveis por, dentro ou fora de portas, darem a conhecer a empresa e a sua missão e visão de negócio. Que melhor publicidade da sua empresa pode ter senão o brio e orgulho com que os seus colaboradores falam dela?

Por isso reúna em sessão de brainstoming com a sua equipa e pense formas fora da caixa para ser diferente mês a mês. E dê um nome divertido à nova estratégia, pois quando as acções mais complicadas têm nomes mais simples tornam-se mais acessíveis e divertidas.

Não deixe queimar

Depois do ponto caramelo, imediatamente a seguir corre o risco de queimar o que tem. O tempo que separa estes dois momentos é mínimo e por isso temos de estar atentos a todos os factores que podem destruir um bom caramelo.

Não pressione demais, mantenha os indicadores de performance actualizados na empresa para poder medir sem sobressaltos o que ocorre na empresa.

E sim, muitas das empresas com quem trabalhamos, apesar da crise, do FMI, do stress e dos problemas, têm conseguido dar a volta por cima e mantêm-se em ponto de caramelo.


Descarregue já o nosso Livro Gratuito:

5 Conversas à Volta da Motivação + Revista Semanal

Descarregar Livro

Tags: , , , , ,

Comentários no Facebook

Palestra Online

Paixão no Serviço ao Cliente
Palestra Online Gratuita

Calendário

Mais Eventos

Siga-nos


Online